Páginas

domingo, 29 de julho de 2007

O que é Resiliência?

Resiliência é a habilidade de saber aproveitar o que há de negativo em uma situação e transformá-la em benéfica. É aprender com os erros e tornar-se mais hábil ao lidar com situações adversas.

Pessoas muito estressadas têm a ‘mania’ de demorar-se nas lamentações, ficam julgando porquê isso ou aquilo aconteceu e dão mais importância aos imprevistos do que eles merecem. Acontece que essas pessoas, na verdade, não ficam lamentando só um imprevisto específico; dependendo do grau de estresse acumulado (frustrações com família, trabalho, saúde, amigos, etc) a pessoa pode passar um longo (realmente looongo) tempo choramingando, sendo que poderia estar tomando atitudes práticas para sanar seus conflitos (geralmente internos, emocionais).

Pessoas com alta resiliência são aquelas que não se abalam com facilidade, recuperam-se rapidamente e sempre melhoram algo devido ao que aprenderam no imprevisto. Logo, essas pessoas tornam-se mais produtivas e ágeis, prontas para encarar situações adversas e sempre dar a volta por cima!

Como cantaria Carmem Miranda: “Levanta! Sacode a poeira e dá a volta por cimaaa!!”

Será que Carmem era resiliente?

Ser resiliente não depende só do ambiente: depende de cada pessoa.

Não é à toa que pessoas ‘rígidas’ tendem a ter doenças ligadas à psique. Esse tipo de pessoa vê problema em tudo. Até hoje nunca ouvi dizer que uma pessoa que odeia o chefe, o trabalho, os amigos, as pessoas e o mundo sejam felizes ou versáteis. Ao contrário. Essas são as pessoas que vão fazer tratamentos antiestresse, batem nas portas de cursos de meditação ou psiquiatras. Aliás, é para ajudar essas pessoas que algumas empresas têm esse tipo de profissional.

Hoje em dia qualquer pessoas está exposta ao estresse, não importa sua ocupação. O que varia são as exigências, responsabilidades, metas, etc.

Para as empresas é extremamente importante ter profissionais autoconfiantes, criativos, inovadores, otimistas, saudáveis (corporal e mentalmente), eficazes e que sempre querem aprender mais (não estando dispostos a parar no tempo). Gente com essas qualidades são poços de resiliência! São esses indivíduos que movem a empresa, que ajudarão caso haja crise. Por esses e outros motivos, o melhor caminho para o desenvolvimento de pessoal é a gestão de pessoas, cada vez mais adotada pelas empresas e que visa preparar o quadro de funcionários a fim de que possam aprender mais, adquirir novas competências e tornarem-se mais produtivos. Cada vez mais as empresas treinam seu pessoal e aquelas que não fazem isso perdem em produtividade e desperdiçam talentos, pois o treino possibilita às pessoas que elas encontrem potencialidades em si e no ambiente.

As mulheres são importantes exemplos de resiliência pois vivem em situações adversas há muito mais tempo do que os homens (que sempre tiveram direitos reconhecidos e assegurados), além de sempre terem tido mais tarefas. Aliás, uma dessas tarefas praticamente ‘treina’ a resiliência de uma pessoa: lidar com crianças. Podemos dizer que crianças são situações adversas ambulantes, totalmente imprevisíveis e incompreensíveis...

Até aqui tratamos de seres humanos, mas a própria empresa deve ser resiliente para poder gerir processos e circunstâncias da melhor maneira possível frente às variações do ambiente (seja ele estático ou dinâmico [dá-le T.E.A.!!]).

E porquê um profissional deve ser resiliente?

* Para conseguir pensar sob pressão;

* Para gerir vários processos ao mesmo tempo;

* Parar ter alta sinergia com o ambiente;

* Para lidar com os imprevistos;

* Para aprender mais e facilmente;

* Para não tomar decisões precipitadas;

* Para ter confiança naquilo que faz e, portanto, fazer melhor;

* Entre outros motivos...

Não é só o ser humano que deve ser resiliente. O planeta e todos os seres que nele vivem são resilientes. O universo é resiliente! É por isso que existe a teoria da evolução, pois os animais e o clima tiveram que se adaptar à novas situações. Assim como no mercado de trabalho, que não conseguiu fazer essa adaptação foi excluído.

Evoluir é sobreviver às novas situações, ou ser resiliente, que dá no mesmo.

Nenhum comentário: