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domingo, 29 de julho de 2007

O que é benchmarking?

por Washington Sorio

Os japoneses costumam usar a palavra "dantotsu" que significa: lutar para se tornar o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Esse conceito enraizou-se numa nova abordagem de planejamento estratégico. Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias como a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como benchmarking.

Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o "melhor do melhor" e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

O benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa. A competitividade mundial aumentou acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas a realizarem um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer a alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atuam. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, pois elas se encontram presas aos seus próprios paradigmas.

Na aplicação do benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo).

A empresa interessada em implantar o benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente em relação à aplicação do processo.

Uma vantagem do benchmarking é que o processo muda a maneira de uma organização pensar sobre a necessidade voltada para melhoria. O benchmarking fornece um senso de urgência para melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de parceiro do estudo. Um senso de competitividade surge à medida que uma equipe reconhece oportunidades de melhorias, além de suas observações diretas. Os membros da equipe tornam-se motivados a se empenhar por excelência, inovação e aplicação de pensamento inovador a fim de conseguir sua própria melhoria de processo.

É necessário que as organizações que buscam o benchmarking como uma ferramenta de melhoria, assumam uma postura de "organização que deseja aprender com os outros" para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca das melhores práticas é um trabalho intensivo, consumidor de tempo e que requer disciplina. Portanto, o benchmarking é uma escola onde se aprende a aprender.

Saber fazer e adaptar o benchmarking no processo de uma organização pode nos permitir vislumbrar oportunidades e também ameaças competitivas. Com isso, será aberto um atalho seguro para a excelência com a utilização de todo um trabalho intelectual acumulado por outras organizações, evitando os erros e as armadilhas do caminho.

Mais do que uma palavra mágica, o benchmarking é um conceito que está alterando consideravelmente o enfoque da administração, onde o mesmo é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas. A área de Recursos Humanos, por exemplo, pode aplicar o benchmarking para obter respostas a questões como:

* como "aprender" a realizar mudanças de sucesso nos seus próprios processos de trabalho. O que deve ser priorizado?;
* como realizar projetos considerados bem-sucedidos/exemplares, que são conhecidos em inglês como "best practices";
* que desafios o time gerencial enfrentará para implantar as mudanças necessárias;
* que ferramentas tecnológicas e gerenciais os nossos concorrentes já implantaram com sucesso? Que eles aspectos priorizaram?;
* que resultados os líderes do seu setor estão obtendo em relação aos investimentos em modernização?.

A adoção de uma metodologia estruturada de benchmarking pode ser extremamente útil na facilitação deste processo de troca e interação, possibilitando a mensuração, a análise e a comparação das práticas adotadas pelas diferentes áreas de Recursos Humanos das organizações. Os profissionais de RH ao empregar o benchmarking como uma ferramenta de desenvolvimento da Gestão de RH, adquirem conhecimentos importantes para aperfeiçoar seus processos de trabalho, sem ter que "reinventar a roda".

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