Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O que é RSS?

Muita gente ainda vai aderir ao hábito de reunir as notícias de seus sites favoritos em um leitor de RSS.

Muita gente ainda não entende direito o que é RSS ou por onde começar a utilizar essa tecnologia. Se esse for o seu caso, este texto é para você.

RSS existe para facilitar nossa vida e permitir que a gente possa ler mais sobre as coisas que gostamos.

Os leitores de RSS (também chamados de Agregadores de Notícia) são programas que reúnem os textos de seus sites preferidos em uma única tela, como num programa de e-mail, e te avisam quando novidades são publicadas na internet. Você escolhe os sites, os cadastra num agregador de notícia e acessa os textos de todos os sites em um mesmo lugar, ao invés de precisar conferir site por site se algum publicou coisa nova.

Existem dois tipos de leitores RSS, os programas que você instala no computador e aqueles que funcionam online. O primeiro caso é mais indicado para quem sempre vai ler os RSSs no mesmo computador, e o segundo caso, para quem usa internet em vários locais diferentes, viaja muito ou tem internet de banda larga.

Entre os leitores de RSS online (que dispensam instalação), alguns dos mais usados são: Bloglines, Rojo, GoogleReader e Netvibes. Há também o Pageflakes, agora em português. Para usar algum desses leitores, basta acessar os sites, se registrar e começar a usar cadastrando seus sites preferidos.

Entre os que você instala no computador, há algumas opções em software livre, como RSS Owl e FeedReader. Você também pode usar o Firefox ou o Thunderbird para ler RSS.

São várias opções, portanto antes de escolher qual leitor de RSS usar, é bom experimentar algumas e decidir pela que lhe parecer mais adequada

Depois de escolher um leitor de RSS, adicione os sites que deseja acompanhar caso ele disponibilize. Veja se existe um link "RSS" ou o icone laranja.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, vi seu comentario em meu Blog
http://rafaeltrindade.com.br/2007/08/15/700-icones-para-sua-aplicacao-web/

Porem não entendi a sua dúvida.

Aguardo email.
rafaeltds@gmail.com

Abraços.

Romel Zanini Junior disse...

Rafael, minha duvida era como publicar meus artigos em ordem de categorias. Mas logo após resolvi o problema. Desculpa por encomodá-lo e obrigado pela atenção assim mesmo. Aproveitando a deixa, me diga, o que vc achou do meu conteúdo e layout?
abraços