Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O que é Benchmarking?

“Benchmarking é a prática de ser humilde o suficiente para admitir que alguém é melhor em algo, e ser sensato o suficiente para aprender como alcançá-lo e superá-lo".(Björn Andersen)


"Processo contínuo de avaliação de produtos, serviços ou práticas gerenciais, comparativamente aos concorrentes ou empresas consideradas líderes". (Robert Camp)


O que é Benchmarking Industrial?

O Benchmarking Industrial é uma ferramenta que avalia o posicionamento competitivo das empresas brasileiras frente às líderes mundiais de seu setor. É direcionado a indústrias de médio e grande porte, empenhadas a desenvolver a sua gestão empresarial.

O Benchmarking Industrial é um processo participativo, através do qual a alta administração e colaboradores de diversas funções e diferentes níveis da empresa auto-avaliam e pontuam, em reunião de consenso, os indicadores constantes do questionário do Benchmarking Industrial. Posteriormente discutem com os facilitadores credenciados a coerência da auto-avaliação e ajustam as pontuações à realidade da empresa.

A partir da comparação de sua pontuação com as melhores empresas mundiais do setor específico de atuação, as empresas estudadas obtêm a informação de seu posicionamento em relação à prática e performance das líderes de seu setor, ou seja, à distância ou gap a percorrer para alcançar o padrão das líderes internacionais.

Nenhum comentário: