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quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Alguns tipos de Estratégias.

Estratégia de Penetração

Uma estratégia de penetração consiste na prática de preços baixos, de modo a ganhar rapidamente quota de mercado. Este tipo de estratégia é particularmente eficiente em mercados de elevada sensibilidade ao preço, como é a Internet. Um exemplo de sucesso da sua aplicação foi o número de novos aderentes à Internet que surgiu com o lançamento do acesso grátis.

Estratégia de Desnatação

Consiste na prática de preços elevados, de modo a conquistar apenas os segmentos constituídos por inovadores e pioneiros. À medida que vão ser introduzidos novos modelos, os preços vão baixando e cada vez que o preço baixa a empresa consegue penetrar num novo segmento de mercado, fazendo-o até chegar à fase de declínio do produto ou serviço. Na Internet esta estratégia tem vindo a ser seguida por todos os sites de e-commerce, enquanto canal de distribuição deste tipo de produtos.

Estratégia de Liderança de Preços

Esta estratégia consiste na prática do menor preço do mercado numa determinada categoria. Devido ao surgimento dos agentes de shopping na Web, esta estratégia tornou-se bastante popular. Contudo, é preciso não esquecer que a empresa tem de fazer reflectir esta situação na estrutura de custos, o que pode ser conseguido através das reduções obtidas com a aplicação de novas tecnologias.

Estratégia de Preços Promocionais

Consiste na prática de preços reduzidos para incentivar a primeira compra, a repetição ou simplesmente a compra. A utilização desta estratégia na Internet apresenta três vantagens:

- Pode ser fortemente divulgada através da utilização de e-mailing;

- Todos os estudos demonstram um elevado grau de satisfação dos clientes, logo deve fazer-se tudo o que é possível para captar novos clientes;

- Os estudos também demonstram igualmente que os clientes são mais fiéis on-line do que off-line, o que aumenta o potencial de fidelização dos novos clientes obtidos.

Estratégia de Preços Segmentados

Esta estratégia consiste na prática de preços diferentes, de acordo com o tipo de cliente, a sua localização geográfica ou o tipo de canal de distribuição.

Estratégia de Negociação

Na estratégia de negociação os preços resultam de leilões que decorrem on-line. Os leilões têm vindo sucessivamente a ganhar importância, começando a ser utilizados também no mercado de B2B.

Estratégia de Preços Dinâmicos

A estratégia de preços dinâmicos surgiu com a personalização e está relacionada com a possibilidade de o cliente aceder a uma área individual através de uma password ou ser reconhecido quando entra no site, através da utilização de uma cookie. Basicamente, consiste na utilização de preços personalizados para cada cliente, que foram previamente negociados, tendo em conta aspectos geralmente relacionados com o volume de compras.

Estratégia de Preços Integrada

A flexibilidade das novas tecnologias permite alcançar milhões de possíveis compradores e vendedores de forma barata apenas com uma mensagem geral ou individualizada. Primeiro a empresa deve decidir a melhor forma de contactar os clientes. Depois deve decidir qual a melhor estratégia de preços que deve utilizar com cada classe de compradores

Por exemplo, utilizando as companhias aéreas, pode-se chegar a um cliente tipo A através de uma página da Web personalizada para cada cliente com os seus gostos bem definidos e com um mecanismo de leilão on-line. Ou então com um simples e-mail funcionando o mesmo leilão através de mensagens. Por outro lado, os clientes tipo C receberão um e-mail semanal não personalizado anunciando os preços para vários produtos que podem ser adquiridos interactivamente. Por forma a manter uma base de dados actualizada deveriam realizar-se leilões on-line. Neste âmbito o Marketing terá de afinar estratégias por forma a melhorar a performance do comércio, atingindo de forma mais eficaz os desejos dos seu clientes.

Nota:

São considerados clientes tipo A, aqueles que não são sensíveis ao preço e que são considerados muito importantes para as empresas;

Os clientes tipo C são em maior número e são aqueles que apresentam uma menor lealdade para com a empresa.

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